Dia Mundial do coração promove diferentes ações

A cada 29 de setembro é comemorado o dia mundial do coração, um dia propício que cria e promove ambientes favoráveis para a saúde do coração, com objetivo de gerar consciência nas pessoas sobre as doenças cardiovasculares.

Esta data tem um objetivo informativo e preventivo, e foi inventada pela federação mundial do coração em conjunto com o apoio da OMS e da UNESCO.

Desde o ano 2000, no dia 29 de setembro as comunidades médicas propagam as doenças cardiovasculares, a prevenção, o controle e os tratamentos em massa, com um objetivo final que é reduzir até 2025, um 25% da mortalidade prematura por doenças cardiovasculares.

Além do Dia Mundial do Coração, em outubro temos o mês da prevenção ao câncer de mama, confira aqui informação sobre a importância desse mês para as mulheres.

A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração bombear uma quantidade suficiente de sangue para o corpo, sobretudo quando é feito algum tipo de exercício físico.

A hipertensão arterial pode ser um sinal da insuficiência. Normalmente, não há sinais muito claros para prever o início da doença e ela não discrimina por idade, fazendo dela uma doença que afeta uma grande porcentagem da população de modo silencioso.

Sensação de falta de ar, esforço extra para respirar na hora de fazer exercício físico, são sintomas de alerta.

A prevenção é se cuidar, fazer um check up, seguir boas práticas alimentares, praticar atividades física com moderação e fugir do sedentarismo.

O ideal é fazer uma consulta com o médico uma vez por ano e seguir o tratamento com constância.

 

Deixe um comentário