O outubro rosa como prevenção à saúde das mulheres

O mês de outubro é dedicado em especial as mulheres, durante todo Outubro há uma maior conscientização quanto a importância dos exames anuais e preventivos relacionados ao câncer de mama. 

O ideal é que os exames preventivos sejam feitos uma vez por ano, como o de mamografia, eles são fundamentais para detectar o câncer no colo do útero e o câncer de mama.

Os especialistas também incentivam o autoexame e a consulta ao médico no caso de observar alguma anomalia ou sintomas como:

  • Nódulos na mama, no pescoço ou nas axilas;
  • Saída espontânea de algum tipo de líquido dos mamilos;
  • Bico afundado;
  • Mudança no tamanho, forma ou aparência do seio (mamilo);
  • Mudança na pele da mama;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Mama inflamada ou com dor.

Como forma de prevenção os médicos dizem que os hábitos saudáveis podem levar as mulheres a ter uma vida mais confortável e prevenir o desenvolvimento do câncer. Um ponto fundamental são os fatores ambientais e comportamentais como a obesidade e sobrepeso após a menopausa, a falta de atividade física, o consumo de bebida alcoólica e outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer.

É preciso considerar o histórico familiar de câncer de ovário ou de mama, pois os fatores hereditários e genéticos também são fundamentais no estudo do surgimento da doença.

Segundo as expectativas da Organização Mundial da Saúde para o ano 2030, o câncer será a primeira causa de morte à nível mundial, substituindo as doenças cardiovasculares. Por isso, é muito importante que toda a sociedade se envolva nas ações para prevenir e combater o câncer de mama.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa mortalidade entre mulheres, com maior taxa nas regiões sul e sudeste do país. É por isso que o mês de outubro é tão importante e deve ser divulgado pelo mundo todo. Que cada um de nós faça sua parte!

 

Deixe um comentário