Treinar em casa: dicas eficientes para você iniciar já

Quer começar treinar em casa? Nem sempre é possível, ou do seu gosto, ir à academia regularmente. Com a correria do dia a dia, pode ser difícil manter uma rotina de exercícios físicos, principalmente com tantos afazeres. Ou ainda, em condições que não podemos controlar, como os dias de chuva.

Mas, planejando bem, dá para praticar exercícios físicos em casa. Afinal, com a tecnologia, é possível receber orientações de treinos online e realizá-los. Porém, para isso é preciso escolher bem o local, ter alguns equipamentos e atentar-se com detalhes. Assim, é mais fácil de conquistar resultados efetivos.

Por isso, selecionamos abaixo as melhores dicas para você treinar em casa e manter esse hábito saudável em dia. Assim, você estará cuidando da saúde, sem criar desculpas e com praticidade. Confira com atenção:

Efetue uma avaliação médica

É importante, principalmente para os sedentários, fazer uma avaliação médica antes de iniciar atividades físicas. Através de uma consulta e de exames, o médico vai avaliar se você está apto para iniciar os exercícios. Dependendo de sua saúde, pode ser preciso um acompanhamento médico, realizar algumas orientações, etc. Assim, você verifica seu estado de saúde e define o melhor objetivo conforme os seus limites.

Reserve um espaço adequado

É necessário ter um espaço na sua casa para a prática dos treinos, porém não precisa ser gigantesco, um cantinho já supre essa necessidade. Pode ser em um quarto, no canto de uma sala, varanda ou no quintal. O importante é que seja um local arejado, bem ventilado e com boa iluminação.

O espaço precisa ser bem organizado e livre de distrações externas, como as conversas paralelas. E lembre-se que precisará guardar alguns equipamentos. Assim, fica mais fácil manter a rotina de exercícios físicos e ainda ajuda a condicionar o seu, motivando você toda vez que entrar nesse cômodo.

mulher treinando em um espaço adequado

Tenha uma rotina de treinos disciplinada

Não é porque está em casa, que vai treinar no horário que der. Para conquistar resultados eficientes, é necessário ter uma rotina bem disciplinada de treinos. Então, pense em um horário, de preferência fixo, planeja-se e já avise aos outros moradores da casa sobre esse momento, para evitar distrações.

Defina seus objetivos e metas

Qual é o principal motivo dos seus treinos? É emagrecer, ganho de força, condicionamento físico ou definição muscular? Defina seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue criar um plano para monitorar e seus resultados e continuar motivado para finalizá-lo com sucesso.

Busque por um personal trainer

Esse profissional pode te ajudar muito, principalmente se você for iniciante no mundo fitness. Procure por um personal trainer para orientações individualizadas, planejar um plano de treino, avaliar a execução dos treinos, entre outros motivos. Assim, se evita lesões, resultados indesejáveis e frustrações.

Pode ser tanto de modo pessoal, quanto online. Há diversos aplicativos que você pode ter um acompanhamento com esse profissional, e assim te auxiliando do local onde estiver e tirando dúvidas de como treinar em casa com eficiência.

equipamentos de academia, balança e tênis

Adquira equipamentos de academia

São importantes para você poder ter uma maior variedade de treinos, trabalhar diferentes grupos musculares e assim ter um melhor desempenho, mesmo em casa. Antes de comprá-los, analise suas metas, nível de experiência e o tipo de modalidade de treino que irá executar. Assim, será mais assertiva a escolha dos equipamentos.

Dependendo, um personal trainer pode te ajudar a avaliar quais equipamentos são necessários para treinar em casa. Prefira sempre os dispositivos de boa qualidade e que sejam de marcas confiáveis. Os principais equipamentos são:

  • Halteres
  • Barra e anilhas
  • Kettlebell
  • Corda
  • Elásticos extensores
  • Colchonete
  • Bola de pilates
  • Esteira ergométrica
  • Bicicleta ergométrica

Aposte em roupas e tênis adequados para o seu treino

As roupas e o tênis podem influenciar no seu desempenho nos treinos. Prefira as roupas fitness com tecnologias que proporcionam mais conforto durante os treinos. Também, por peças maleáveis, de boa qualidade e disponham uma boa evaporação do suor.

O tênis também precisa ser adequado, podendo conter diversas tecnologias específicas que podem conferir melhor desempenho durante as atividades físicas.

Experimente novos treinos

Dependendo do exercício, pode ser necessário realizar alguns ajustes. Mas, é uma oportunidade de desafiar seus limites, além de variar as atividades. Isso ajuda a se motivar e continuar a praticar os exercícios com regularidade, podendo conquistar ótimos resultados.

mulher preparando uma refeição saudável

Cuide da sua alimentação e hidratação

Além das dicas anteriores, é fundamental ter uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada. Inclua mais vegetais, como verduras, legumes e frutas nas suas refeições. Bem como, também, atente-se com sua hidratação, mantendo uma ingestão diária de em média de 2 litros de água por dia.

Essas são as dicas que selecionamos para você treinar em casa. É possível criar uma rotina de treinos com organização, bom planejamento e motivação. Tudo depende somente de você. Então, não perca tempo e comece já a se exercitar para conquistar os melhores resultados. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

 

Deixe um comentário