Decoração de apartamento pequeno: 8 truques infalíveis

Quer fazer uma decoração de apartamento pequeno e não sabe por onde começar? Então não se preocupe, pois vamos te ajudar nessa missão, o auxiliando a fazer as melhores escolhas com truques práticos.

Cada detalhe faz toda a diferença quando o assunto é decoração de espaços pequenos, afinal não podemos comprometer a circulação e o conforto nesses ambientes. Além disso, você pode até utilizar para ampliar o ambiente visualmente, disponibilizar mais funcionalidade e torná-lo mais aconchegante. Tudo isso, sem largar a beleza e harmonia que a decoração pode oferecer.

Gostou da ideia? Continue lendo o artigo!

Como fazer uma decoração de apartamento pequeno?

Há várias maneiras para transformar seu apartamento em um refúgio acolhedor e belo. Por isso, você vai precisar atenta-se em cada detalhe para tornar isso realidade. Separamos abaixo as melhores ideias de decoração apartamento pequeno, incluindo soluções que tornam o ambiente mais confortável, funcional e charmoso. Confira:

Faça a aferição das medidas dos ambientes

Para começar, a primeira coisa que você deve fazer é a aferição das medidas de todos os cômodos do seu apartamento, como também de tudo que vai colocar nele, tais como a mobília, eletrodomésticos, etc.

Assim, é possível iniciar um planejamento para começar a pensar como será a melhor forma de fazer um layout, propor mais funcionalidade e ter uma boa circulação no ambiente.

apartamento pequeno bem decorado

Pense no estilo e na paleta de cores

Outro ponto importante é decidir o estilo e a paleta de cores. Há alguns estilos que favorecem espaços pequenos, como o minimalismo, escandinavo, moderno, industrial, entre outros. O principal motivo é pela característica de possuir mobília estratégica, priorizando o essencial, além de itens mais simples e pouco extravagantes.

Quanto as cores, a paleta de cores neutras e claras, ajuda a iluminar mais o ambiente, além de ampliá-lo visualmente. Mas, não quer dizer que as outras cores não sejam favoráveis. Utilize-as em pontos estratégicos, como uma parede de fundo para dar profundidade, ou em objetos decorativos, tais como almofadas, esculturas, quadros, etc.

Aposte no espaço vertical

A ideia é aproveitar bem cada centímetro do apartamento, inclusive verticalmente, apostando em armários aéreos, nichos, prateleiras, e até mesmo nos jardins verticais. Assim, você pode agregar itens decorativos, como também organizar o ambiente de forma mais funcional.

Na sala, você pode incluir prateleiras de uma ponta da parede a outra, para alongar visualmente o espaço. Na cozinha, os armários aéreos e prateleiras ajudam a armazenar todos os itens, além de organizá-los eficientemente. Nos quartos, os nichos ajudam a decorar e dar mais personalidade com os itens decorativos. Na varanda, um jardim vertical fornece mais beleza e charme sem ter que dispor de muito espaço.

Abuse de soluções funcionais

Uma solução muito utilizada em ambientes pequenos são as portas de correr, pois ocupam menos espaço para abrir e fechá-las, e assim disponibiliza espaços livres para serem utilizados em outros fins.

Outra ideia é utilizar cama box baú, para além de sua principal função, ter o baú para guardar diversos objetos. Os organizadores também são ótimas opções para organizar diversas coisinhas do apartamento, além de poder agregar na decoração. São algumas opções os cestos, ganchinhos e suportes.

apartamento pequeno com armários e nichos nas paredes que aproveitam o espaço

Adquira móveis funcionais

Em uma decoração de apartamento pequeno, os móveis precisam oferecer funcionalidades e serem estratégicos para o cômodo. Uma opção muito bem-vinda em ambientes menores são móveis planejados, já que você pode escolher exatamente o modelo e o tamanho específico. Assim, se aproveita muito mais cada espaço.

Também, há os móveis com design modernos e mais arrojados que podem conferir mais estilo ao ambiente. Você pode apostar em mesas, cadeiras, sofás, banquetas, entre outros. Cuide para que o tamanho seja adequado para o local e não atrapalhe na circulação.

Prefira uma boa iluminação

Saber valorizar os detalhes de cada ambiente, sem abrir mão da funcionalidade, é uma maneira de agregar na decoração do espaço. Aposte em diversos tipos de luminárias, tais como pendentes, lustres, spots, trilhos, plafons, arandelas, placas e fitas de LEDs. Distribuia de forma adequada no cômodo, conferindo pontos de luzes difusas, direta e indireta.

Destaque pontos especiais da decoração com a iluminação, e assim valorize o que você mais quer chamar atenção naquele ambiente. Garanta que tenha luzes quentes e frias, conforme a necessidade de cada cômodo para tornar mais confortável visualmente e ser mais funcional nas atividades diárias.

apartamento pequeno com mobília e iluminação requintada

Garanta uma boa integração dos ambientes

É muito comum, atualmente, ter vários cômodos integrados em um apartamento. Um exemplo, é ter cozinha, sala de estar e de jantar, e a varanda integrada. Isso ajuda a dar sensação de um ambiente mais espaçoso, como também distribuir melhor a mobília pelo ambiente.

Porém, cuide para ficar uma decoração harmonizada, funcional e integrada. Caso o seu apartamento não tenha conceito aberto, busque por orientação de um especialista e alinhe suas necessidades para que a integração seja certeira.

Lembre-se que “menos é mais”

E a regra do “menos é mais” nunca fez tanto sentido quando o assunto é decoração de apartamento pequeno. Então, no momento de escolher os móveis e itens decorativos, não sobrecarregue o ambiente, optando sempre pelo essencial.

Evite muitos objetos que não tenham funcionalidade ou sentimento afetivo, para não atrapalhar na circulação, bem como ocupar um espaço que poderia ser utilizado de forma mais assertiva.

Essas são as dicas para fazer uma decoração de apartamento pequeno. São pontos importantes para considerar em cada escolha, para não sobrecarregar, atrapalhar, ou ainda gastar dinheiro com algo que não faça sentido para o sua residência, e pior, nem caiba adequadamente. Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e ajude eles também a acertar na transformação do seu apê!

Deixe um comentário