Decoração de banheiro pequeno: 11 ideias para decorar

11 dicas práticas para decoração de banheiro pequeno

Buscando ideias para decoração de banheiro pequeno? Não é fácil decorar um cômodo pequeno, principalmente quando é um ambiente tão essencial e funcional em um lar. Afinal, é preciso resolver alguns pontos, tais como dar atenção aos detalhes, cuidar da circulação, valorizar a decoração, tornar o espaço funcional, entre outros.

Então, selecionamos as melhores dicas para você apostar e incluir no seu banheiro, visando transformá-lo em um ambiente mais confortável e funcional, com muita beleza. Confira abaixo!

Como fazer uma decoração de banheiro pequeno?

Vamos lá, para fazer uma decoração de banheiro pequeno é fundamental pensar em cada detalhe, a fim de otimizar o espaço e usufruir de funcionalidades de forma muito mais confortável. Para isso, confira com atenção as ideias abaixo e se inspire para criar o melhor ambiente na sua residência:

banheiro pequeno moderno e chique, com revestimento branco

Realize a aferição do cômodo e faça um planejamento

Antes de qualquer coisa, é preciso medir todos os espaços e itens o banheiro. Levante as necessidades, as condições gerais e o que vai precisar trocar no cômodo. A partir disso, é possível fazer um planejamento detalhado do que precisa mudar ou melhorar no ambiente, auxiliando a focar no que é realmente essencial e prioridade.

Prefira cores claras

Essa é uma solução eficiente para ambientes pequenos, pois as cores claras, principalmente as neutras, ajudam a ampliar o espaço visualmente, oferecendo uma sensação mais confortável e de ambiente mais espaçoso. Vale apostar em revestimento de cores claras para as paredes e pisos, podendo adicionar cores ou detalhes em uma parede específica, por exemplo.

Utilize box transparente

Na mesma linha de raciocínio, para promover a sensação de ambiente mais espaçoso, o box em vidro transparente causa a mesma impressão. Além disso, esse box confere mais modernidade e requinte na decoração.

banheiro pequeno nas cores cinza e branco

Atenção com os revestimentos

Além de escolher por revestimentos com design e estilos mais modernos, em tonalidade claras, você precisa dar atenção em alguns pontos importantes para este cômodo. Verifique se é um revestimento adequado para ambientes úmidos, assim se evita problemas com danificações e infiltrações.

Outro ponto, é preferir pisos antiderrapantes, principalmente para área do box, pois são opções mais seguras e podem evitar acidentes. Prefira itens de boa qualidade para não ter problemas futuros, até porque se evita gastos desnecessários por erros, além de que reformas em banheiros precisam ser efetivas para não causar aborrecimentos e problemas futuros.

Aposte em um espelho grande

Uma solução que consegue ampliar o ambiente, além de tornar mais prático o uso. Você pode colocar o espelho na porta do armário aéreo, localizado em cima da pia, para poder armazenar os itens de higiene e beleza, sem deixar de ter um bom espelho para utilizar durante as atividades rotineiras. Assim, torna o ambiente mais funcional, pois otimiza cada espaço. Ou simplesmente adicione o espelho grande acima da pia, caso não precise de mais compartimentos.

Explore cada cantinho

Aproveitar os espaços verticais é uma forma de organizar os itens de banheiro, além de ser uma maneira de decorar o ambiente. Você pode utilizar prateleiras ou armários aéreos estreitos nas paredes próximas da pia. Também dá para colocar armários abaixo da pia, ganchos para pendurar toalhas ou roupas nas paredes.

Outra dica ótima é apostar em nichos no box para colocar os produtos de higiene. Afinal, fica com um visual mais moderno e dispõe os itens de forma mais prática para usufruir durante os banhos.

banheiro feminino bem decorado com boa iluminação

Inclua uma boa iluminação

Apesar de ser um ambiente pequeno, não quer dizer que você não possa trabalhar com uma boa iluminação com itens modernos. Pode distribuir luminárias em pontos estratégicos para valorizar detalhes da decoração, ou ainda para tornar mais funcional o uso.

Utilize fitas de LED nas prateleiras para realçar os itens decorativos, ou atrás do espelho acima da pia para ajudar ainda mais nas atividades rotineiras. Já no teto, placas de LED são boas opções para apostar, tanto na área da pia, como na área de banho.

Adquira louças e acessórios para banheiro modernos

São itens básicos para um banheiro funcional. Então, prefira itens de boa qualidade e de boas marcas para incluir no seu banheiro. Distribua de forma funcional no cômodo, pensando na circulação, mas também na função de cada item, para ser prática para o dia a dia.

Há várias com design modernos, e até mesmo com funções extras. Priorize os itens essenciais, como bacias sanitárias, cubas, torneiras, chuveiros e acessórios para banheiro (ganchos, suportes, porta-toalhas, etc).

Use móveis planejados

Para aproveitar cada espaço, vale muito a pena utilizar móveis planejados. Você pode planejar os armários, prateleiras, nichos e espelhos. Aproveite para adicionar organizadores nos armários para facilitar ainda mais sua rotina. São algumas ideias os suportes para secadores e pentes de cabelo no armário da pia, porta papel higiênico na lateral do armário, suporte para roupas, etc.

pia com artigos de banheiro chiques

Adicione artigos para banheiro

Agora, adicione os artigos para banheiro, como saboneteiras, porta escova de dentes, lixeira, entre outros. Escolha modelos com um design e cores que harmonize com a decoração do ambiente. As toalhas, de banho e de rosto, e também os tapetes, são outros itens essenciais neste cômodo.

Inclua os objetos de decoração para banheiro

Por fim, decore o banheiro com itens decorativos charmosos e cheios de estilos. Você pode apostar em quadros, esculturas, produtos de higiene com design requintados, e até mesmo com plantas.

Essas são as dicas para decoração de banheiro pequeno. Assim, você consegue dar atenção nos mínimos detalhes para conquistar um banheiro decorado, belo e funcional. Aproveite e já transforme o seu! Gostou do artigo? Conte aqui para gente qual das dicas você julga mais impactante na decoração? E compartilhe esse artigo com seus amigos!

 

Deixe um comentário