Bar em casa: ideias práticas para você montar o seu

Nada melhor que poder receber bem todas as visitas em casa, não é mesmo? E possui um bar em casa é uma forma de receber bem seus convidados e proporcionar diversão. É legal fazer uma decoração caprichada independente do tipo de bebida que você curta ou vá oferecer para os seus amigos e familiares.

E dá para fazer isso utilizando truques fáceis, sem gastar rios de dinheiro e dando atenção aos detalhes para ficar um espaço caprichado. Se interessou? Então continue lendo esse artigo e confira as ideias que separamos para você montar o seu bar perfeito em casa!

Como fazer um bar em casa?

Mesmo que sua moradia não seja uma casa, mas sim um apartamento, é possível montar um espaço elaborado ou até mesmo um cantinho do bar. Tudo bem pensado para oferecer um ambiente aconchegante e aproveitar da melhor forma, seja para relaxar ou para comemorar.

Abaixo, separamos tudo o que você vai precisar com ideias imperdíveis. Confira:

1. Escolha os tipos de bebidas para servir

Para realizar o planejamento do seu bar é fundamental escolher as bebidas que irá servir. Será cerveja, vinho, gin, whisky ou outras? Decida-se por quais vai optar para poder escolher os acessórios e equipamentos adequados para conservar, preparar e servir adequadamente.

2. Separe um espaço

Escolha um espaço propício para esse objetivo. O tamanho vai depender do lugar que você tenha disponível na sua residência. Para moradias grandes, crie um ambiente especial, com balcão, prateleiras, cervejeiras ou adegas, e tudo mais que você quiser. Caso contrário, um cantinho que caiba um carrinho de apoio ou uma superfície para uma bandeja já é o suficiente.

Pense que será um lugar que vai receber suas visitas, então precisa proporcionar conforto, através de móveis (sofá, poltronas, banquetas e cadeiras), para todos poder sentar-se e aproveitar o momento.

sala aconchegante com sofá, poltrona e mesa de centro com bebida e taça de vinho rosê

3. Pense no estilo

Outro ponto é o estilo do seu bar. Isso vai depender se seu bar é amplo em um ambiente mais reservado ou se vai ser incorporado em um cômodo importante, como a sala de estar ou sala de jantar.

No caso de um local reservado, você pode abusar com uma decoração bem característica de boteco e mais rústica. Já para os ambientes gerais, é fundamental pensar no estilo geral para harmonizar com os demais itens do cômodo.

4. Escolha a mobília

O próximo passo é escolher a mobília adequada ao espaço. A dimensão de cada móvel é importante para ficar alocado em um espaço adequado, sem atrapalhar na circulação, mas que seja funcional.

Você pode utilizar móveis planejados para ambientes amplos, como balcão, armários, nichos para bebidas e prateleiras. Já para o cantinho do bar, pode aproveitar um espaço sobrando do rack da sala, ou do aparador da sala de jantar.

E claro, a mobília para acomodar todo mundo durante o uso do bar. Escolha os itens que proporcione conforto e estilo ao local.

prateleira com garrafas de bebidas, copos e suportes para taças

5. Adicione bandeja, apoios e suportes

Para organizar bem seu bar em casa, você pode colocar as bandejas para separar as bebidas na superfície da mobília. Outra ideia é apostar nos suportes ou apoios para taças, copos e utensílios.

Há diversas opções cheias de estilo para escolher, seja aquelas mais rústicas ou bem requintadas. Os modelos mais usados são os de madeira, vidro, metais e com espelhos.

6. Disponibilize copos, taças e canecas para degustar

E como vai servir as bebidas e os drinks? Com copos, taças e canecas bem estilosas, para que além da função de servir, poder decorar o bar com beleza. Então, escolha bem os itens para agregar na decoração, e sempre considerando harmonizar com a proposta de estilo da decoração do ambiente.

7. Turbine com acessórios para preparar os drinks e servir

Você vai precisar de alguns acessórios para te auxiliar nestas funções, seja para abrir as garrafas, prepará-las ou servi-las. Há uma variedade enorme no mercado, mas os mais comuns e fundamentais são: coqueteleira, dosador, abridor de garrafas, colher bailarina, balde de gelo, decanter para vinhos, porta-condimentos, entre outros.

bandeja com bebidas alcoólicas e copo

8. Aposte nos eletrodomésticos

São necessários para servir aquelas bebidas trincando de tão geladas, ou ainda para manter a temperatura e conservar seus vinhos. As opções de equipamentos podem ser específicas para a bebida desejada, tais como: frigobar, cervejeira e adega climatizada.

Para otimizar o espaço, pode ser embutidos em móveis planejados, ou até mesmo usados como superfícies para a bandeja de bebidas em espaços pequenos, por exemplo.

9. Decore o espaço

Há diversas formas de decorar o seu bar em casa, podendo optar por revestimentos e objetos decorativos estilosos. Para os ambientes mais requintados, por exemplo, você pode optar por colocar boiseries nas paredes ao redor do bar. São outras opções de revestimentos os papéis de paredes, placas de tijolos, placas 3D, entre outros.

Já os objetos decorativos, são perfeitos os quadros e placas decorativas com tema de bar e bebidas. Há até opções de quadros porta-rolhas ou tampinhas para colecionar esses itens conforme finaliza a garrafa de bebida.

10. E claro, compre as bebidas

Acredite, elas também podem e devem agregar na decoração de diversas formas. Distribua elas na superfície, com cuidado para deixá-las organizadas. Também é importante pensar com relação à incidência de sol nas garrafas, para não afetar na qualidade dos produtos. Coloque na frente, as garrafas mais bonitas e chamativas, e as demais ao fundo para agregar positivamente na decoração.

Essas são as dicas para fazer um bar em casa. Com esse passo a passo será muito fácil montar um espaço especial para curtir com seus convidados. Aproveite e salve esse artigo para não esquecer nenhum ponto. Conte aqui para a gente do que você mais gostou! E compartilhe com seus amigos!

 

Deixe um comentário