Veja a maior torre humana de 13 metros

No domingo, 4 de setembro, aconteceu, na Espanha, o tradicional concurso do Castelo de Tarragona, e a equipe da cidade de Vilafranca foi escolhida como a vencedora. Eles conseguiram montar uma torre humana de 13 metros de altura!

Depois de dois anos com o concurso pausado, devido à pandemia do COVID-19, sua 28ª edição conseguiu reunir aproximadamente 11 mil espectadores.

42 grupos participaram, tentando montar a torre humana mais alta. A equipe ganhadora recebeu 16 mil euros como prêmio, equivalendo a 81 mil reais.

O concurso é feito a cada dois anos desde 1972, e é considerado a maior mostra de castelos do mundo, sendo uma competição inspirada no número do circo ¨Castells¨ que surgiu em 1902.

A primeira equipe estrangeira a participar foi a Xiquets, da China, no ano de 2022. Outra curiosidade que vale a pena saber é que os castells são declarados como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O popular acontecimento foi festejado em Tarragona, a tradição é formar torres humanas de seis a dez andares, e as entidades que organizam se juntam em Tàrraco Arena Plaza (antiga ¨plaza de toros¨), sendo uma das maiores atuações, competitivas e emocionantes.

 

Deixe um comentário