Hábitos saudáveis: dicas fundamentais para cuidar da saúde

Cada vez mais as pessoas buscam meios para promover a saúde, qualidade de vida e o bem-estar. Nessa jornada, é essencial incluir hábitos saudáveis para obter vários benefícios ao longo da vida.

Através dessas ações é possível prevenir doenças, como diabetes, hipertensão, depressão, entre outras. Além disso, pode aumentar a imunidade, ajudar no controle de peso, aumentar a disposição, entre muitos outros. Mas, você sabe quais são os hábitos que te ajudam nesse processo? Pois, é isso que vamos revelar. Veja a seguir!

Quais são os benefícios dos hábitos saudáveis?

Os hábitos saudáveis são aquelas ações rotineiras que ajudam a promover a saúde, como também prevenir doenças. É importante frisar que o conceito de saúde contempla o bem-estar físico, mental e social de cada indivíduo. Então, se você acreditava que saúde é somente a ausência de doenças, você está errado.

Para tanto, há diversas ações que beneficiam a saúde em vários aspectos, porém precisam ser executadas com frequência para obter bons resultados. Alguns exemplos dessas ações são com relação à alimentação, atividades físicas e até mesmo o sono.

Esses cuidados devem ser efetuados da infância até a velhice, em todas as fases da vida. Assim, é possível ter uma vida mais feliz com mais energia, produtividade e longa. Isso tudo, sem precisar gastar dinheiro com tratamentos de saúde e medicamentos.

Além disso, evitam doenças sérias, como as cardiovasculares, e ainda podem fortalecer a imunidade e os músculos. Também auxiliam no estado emocional, ajudando a ter mais clareza e a controlar emoções. No social, ajudam a melhorar a motivação e a auto-confiança.

7 hábitos saudáveis para incluir na sua rotina

Mas não se preocupe, vamos explicar os principais hábitos saudáveis a seguir, e ainda dar dicas de como você pode aderir. Confira:

mulher alegre segurando um cesto de vários alimentos saudáveis em uma cozinha

Tenha uma alimentação balanceada e nutritiva

Saiba que sua alimentação interfere diretamente na sua energia, saúde e bem-estar. Afinal, a falta de nutrientes pode prejudicar várias funções do corpo, podendo ocasionar doenças.

Daí, fazer refeições balanceadas e nutritivas, incluindo variados alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas, pode promover sua saúde, por ser boas fontes de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras boas e carboidratos.

Além disso, muitos desses alimentos possuem substâncias que podem beneficiar o organismo de diversas formas. Por exemplo, os vegetais podem possuir boas quantidades de antioxidantes, sendo uma substância capaz de prevenir o envelhecimento das células.

Outro ponto, é evitar alimentos ultraprocessados, por conter alta quantidade de sódio, gorduras, açúcares e substâncias artificiais, como os conservantes. Afinal, esses componentes em excesso podem prejudicar sua saúde, levar a uma dificuldade em manter o peso, e até causar doenças.

Então, busque um nutricionista para orientações individualizadas e adequações da dieta.

Faça atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente é um dos hábitos mais difundidos. Melhora o condicionamento físico, a força, disposição, humor, previne doenças, entre muitas outras vantagens. A indicação é exercitar o corpo, pelo menos, 30 minutos por dia, com uma atividade que te proporcione prazer, respeitando seus limites e considerando as orientações médicas.

Pode ser realizado ao ar livre, em academias e centros de esportes. O importante é realizá-los de maneira adequada, e com orientação de um educador físico. Busque um horário livre na sua rotina e tenha disciplina para se manter focado.

mulher praticando abdominal

Priorize uma boa qualidade de sono

É prejudicial à saúde não dormir bem com frequência. Isso acontece pelo fato que precisamos de horas de repouso para que o organismo possa realizar funções específicas, e assim manter a saúde. Muitos estudos demonstram que noites mal dormidas podem provocam diversas consequências, como falta de concentração, diminuição da imunidade, irritabilidade, entre outras.

Faça uma higiene do sono, preferindo ambientes calmos, confortáveis e arejados. Evite celulares, televisão ou outros aparelhos eletrônicos próximos do horário de dormir. Também evite bebidas alcoólicas e com cafeína no período da noite. Durma em média 8 horas por noite, em horários fixos.

Se hidrate bem

Essa dica é bem comum, mas há pessoas que ainda não as realiza com frequência. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, mantendo um bom controle da pressão sanguínea, auxilia no transporte de nutrientes, entre outros.

Por isso, é necessário manter uma hidratação adequada, priorizando água potável. É indicado consumir cerca de 2 litros de água por dia. Para criar esse hábito, é bom ter sempre por perto uma garrafa com água, ou colocar o celular despertar em determinados horários para te lembrar de tomar água.

Evite tabagismo e bebidas alcoólicas

São substâncias que podem provocar vários prejuízos à saúde, além de dependência química. O tabagismo pode provocar diversas doenças pulmonares, e até mesmo o câncer. Já o álcool pode causar prejuízos no fígado, por exemplo. Então, evite cigarro, cachimbo, narguilé, como também bebidas alcoólicas em excesso.

Realize atividades relaxantes

Separe um tempo para praticar atividades que te relaxam, priorizando sua saúde mental. São exemplos a ioga, meditação e o pilates. Caso seja necessário, busca por ajuda médica ou de um psicologo. Assim, você controla melhor suas emoções, estresse e ansiedade, promovendo ganhos ao bem-estar geral.

duas mulheres felizes conversando sobre algum assunto

Cultive relacionamentos saudáveis

Outra dica é manter laços sociais que te agradem e te façam bem. Independente se é amoroso ou amizade, são vínculos afetivos que criam uma rede de suporte ativo, que podem te auxiliar em diversos momentos na vida, oferecendo apoio, afeto e companheirismo. Para tanto, é importante manter um bom relacionamento com seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Esses são os hábitos saudáveis que promovem a saúde, previnem doenças e geram maior qualidade de vida. Programe sua rotina para incluir todos, de forma prática e organizada. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário