Cozinha provençal: o que é e como montar uma na sua casa?

A decoração provençal está ganhando cada vez mais os corações dos brasileiros. Originada na Provença, cidade no sul da França, é uma decoração romântica, delicada, com toques rústicos e requintados, comum especialmente na cozinha.

A cozinha provençal possui características fáceis de identificar que esbanjam charme e estilo. Então, se você está em busca por mais informações e como fazer esse tipo de decoração, continue a leitura!

Entenda o que é o estilo provençal

É um estilo com características de ar bucólico, tradicional, com detalhes clássicos e românticos. Sabe aquela decoração que transmite uma sensação de ambiente acolhedor? Esse estilo dá a sensação de casa de antiga, bem equipada e estruturada.

São predominantes os tons mais neutros e pasteis, principalmente nas cores, branco, cinza e azul. Os armários possuem molduras em suas portas, e ainda podem possuir portas com vidro para deixar à mostra as louças nas prateleiras.

Atualmente, os designers de interiores e arquitetos, estão trazendo uma leitura cada vez mais moderna e repaginada, pensando em otimizações de espaço e tornando a cozinha funcional para as necessidades da família que for utilizá-la.

cozinha moderna no estilo provençal com ilha central

Como montar uma cozinha provençal?

Para montar uma cozinha provençal, você vai precisar respeitar as principais características e dar atenção aos detalhes. Por ser um estilo mais tradicional, é muito comum ilhas grandes para facilitar a produção de refeições, podendo conter uma gama completa de eletrodomésticos para cozinha.

Mas, não se preocupe, separamos as dicas abaixo para você fazer a sua com sucesso. Confira:

Prefira as cores neutras e pasteis

Por ser uma decoração com inspiração mais tradicional, as cores neutras, como o branco e cinza, reinam nos projetos. São as mais indicadas para os ambientes com estilo mais clássico e rústico, principalmente compondo com tons de madeira.

Já em projetos mais modernos, as cores pasteis transmitem mais personalidade e charme. As tonalidades de azul e verde são tendências na decoração desse ambiente.

cozinha provençal grande possuindo uma ilha central com bancada e banquetas, na cor branca.

Escolha os móveis característicos do estilo

Os armários com moldura, é uma característica muito presente, se não, a mais importante desse estilo. Os armários devem possuir molduras em suas portas, podendo ser em um estilo clássico, com detalhes e curvas incríveis, como também mais modernas, em linhas mais retas e simples.

Outros detalhes são os armários aéreos com portas de vidro, que ficam um charme, funcionando como uma cristaleira charmosa. As prateleiras também são bastante presentes para proporcionar mais charme e personalidade na decoração, deixando à mostra as louças.

Os puxadores também são outro item de atenção na decoração. Podem ser mais clássicos, como os tipos “concha”, redondos ou com detalhes delicados. E também mais modernos, minimalistas e longos, em metais, geralmente na cor preta. Há a opção de alças em couro, que dão um toque especial a decoração.

De atenção ao revestimento do ambiente

Tanto o piso como a rodabanca precisam estar condizentes com o estilo provençal. No piso, são mais usados os modelos que rementem madeira, azulejos retrôs e mármore. Tente escolher um que respeite o estio e o ar que você quer na sua cozinha – rústico ou moderno.

Já na rodabanca você pode utilizar o revestimento metro white, por exemplo, que possuem o formato de tijolinho branco, comuns em estações de metrô em Paris, Londres e Nova Iorque. Os azulejos de arabescos também são uma opção bem charmosa e clássica.

Outra opção é utilizar revestimentos de mármore, ou os que lembram essa pedra natural, podendo apostar nas tonalidades de branco ou preto.

cozinha provençal luxuosa na cor cinza

Cuide da iluminação

Uma boa iluminação é essencial em uma cozinha. Adicione luminárias que harmonize com o estilo, podendo optar por pendentes mais delicados na área na ilha, por exemplo. As arandelas nas paredes dão um charme mais rústico e clássico ao ambiente.

Já se sua intenção é dar um toque moderno, as fitas de LED na bancada e nas prateleiras, destacam e valorizam essa área. No teto, são boas opções as placas de LED, trilhos e spots.

Abuse de louças charmosas

Já falamos ser comum neste estilo conter armários tipo cristaleiras e prateleiras, e não é a toa! Afinal, são essenciais para deixar a mostra as louças, principalmente a de porcelana. Adquira xícaras, pratos, tigelas, e demais louças desse material.

Se for optar pelas estampadas, as com estampas florais são puro charme e apostas certeiras. Acomode-as de forma organizada, sem sobrecarregar demais as superfícies.

Adicione objetos retrôs

Para decorar com mais personalidade e riqueza a cozinha, vale muito a pena inserir objetos decorativos retrôs. Há diversas opções, tais como relógios, eletroportáteis, balanças, entre outros. Cuide para harmonizar com a cartela de cor do ambiente e que possua detalhes provençais.

cozinha provençal integrada com a sala

Coloque plantas e flores

Para fechar, adicione vasos com flores ou folhagens para agregar na decoração. Elas proporcionam mais romantismo ao espaço, uma característica forte do estilo provençal. Além disso, complementam o ar rústico com muito charme.

A lavanda é o símbolo da Provence, sendo a opção perfeita para contrapor com itens mais neutros da decoração. Você pode colocar o vaso na ilha ou no canto da bancada.

Viu, como é possível montar sua cozinha provençal e adquirir todo o chame e requinte desse estilo de decoração. E o melhor de tudo, não é um estilo volátil, podendo fazer parte da sua casa por anos sem perder o glamour.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

 

Deixe um comentário